domingo, 18 de fevereiro de 2018

Garimpando: Josefus - Dead Man (1970)




Os EUA no final dos anos 60 era um caldeirão fervilhante não apenas na política, mas também na cultura, a música ainda era a utopia que salvaria e redimiria a humanidade de todos os seus erros. As bandas surgiam de todos os lados, as garagens estavam pelo processo de ebulição e em Huston, Texas, as coisas não eram nem um pouco diferentes, quer dizer, eram o reflexo do que acontecia pelas garagens país lotadas de jovens tentando dar asas aos seus sonhos multicoloridos.



É nesta seara em que o Josefus se encaixa, os três amigos Ray Turner e Dave Mitchell, estudantes do ensino médio, tocavam juntos na banda Rip West e junto com o percussionista Dave Tull gravaram a demo com a faixa “I Love You”. Quando o vocalista, Pete Bayley, entrou para o grupo o nome do grupo muda e assume o nome Josefus. Em 1969, eles entram em estúdio e sob o comando do produtor Jim Musil registram “Get Off My Case” e durante um curto período se apresentam com o nome Come.

Em 1970, em março, entram no Audio At Recorders e gravam o Dead Man, desta vez, assinando a produção do álbum que foi lançado pela Hookah Records. Há algumas similaridades do primeiro para o segundo álbum, isto é, as faixas Crazy Man e Situation foram regravadas ganhando diferentes roupagens. O quarteto pratica um hard rock feroz, pesado e com algumas boas doses de lisergia que podem ser conferidas logo na abertura, lado A, com Dead Man dona de riffs pesados e hipnóticos. Em “I Need a Woman”, eles apresentam um rock pesado com linhas de gaita bem chapadas.


O cover de Gimme Shelter dos Stones ganhou uma impressionante roupagem mais no estilo do grupo que até confunde apesar de manter a versão original menos turbinada. Country Boy e Proposition apresentam uma sonoridade tão excitante e empolgante quanto as outras, mas caminham por lados mais sombrios e enfumaçados. No lado B, a harmônica de Bailey se sobre sai na, infelizmente, curta e alucinógena Situation. Na épica Dead Man é onde o Josefus se abraça com o ocultismo ao longo de seus dezessete minutos e meio de improvisos, delírios entre outras loucuras sonoras despejadas pelo quarteto. 

Na segunda metade de 1970, Josefus voltou ao estúdio para registrar seu terceiro e autointitulado. Mesmo não fazendo o sucesso estrondoso como muitos de seus contemporâneos e tendo os seus alguns resumidos a sua terra natal e alocados nas estantes de colecionadores, a verdade é que o Josefus entra para o panteão como um dos precursores do rock pesado assim como seus conterrâneos do Blue Cheer que influenciaram outros garotos na sua época e nas posteriores tornando-se legitimas referências para aqueles que encabeçariam o Stoner nos tempos atuais. 






Lista de músicas:

A1 Crazy Man
A2 I Need a Woman
A3 Gimme Shelter
A4 Country Boy
B5 Proposition  

B1 Situation
B2 Dead Man

Nenhum comentário:

Postar um comentário